carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

5 dicas para planejar 2012

Economistas fazem projeções para o próximo ano e recomendam cautela aos empresários
(Ligia Aguilhar – Estadão PME)

A crise europeia que tem como foco a Grécia é a maior ameaça à economia brasileira em 2012, segundo economistas consultados pelo Estadão PME. Apesar de a tendência ser de recuperação de alguns índices, que devem fechar 2011 em queda, o acirramento da crise tende a retrair investimentos, o consumo e a concessão de crédito.

Com isso, as pequenas e médias empresas devem ter cautela na elaboração do planejamento para 2012. “Não basta ter um plano B, tem que haver um plano C também”, diz o professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Cintra. “Neste momento singular da economia mundial a instabilidade é tamanha que planejar um ano inteiro parece uma eternidade”, completa.

Já o economista-chefe da consultoria LCA, Bráulio Borges, aconselha que os empresários evitem linhas de crédito caras, garantam uma reserva própria de capital de giro e sejam cautelosos com os planos de investimento. “Em vez de planejar olhando só o ano que vem, as decisões devem ser tomadas pensando em um horizonte mais longo”, diz.

Confira abaixo as previsões dos especialistas para o PIB, inflação, dólar, emprego e consumo em 2012.

– Inflação
– PIB
– Dolar
– Emprego
– Consumo

Leia na integra

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *