carranca@carranca.com.br
+55 11 2236-9692

A fase da Execução é vital

Um bom briefing, uma estratégia certeira e um planejamento completo são fundamentais para o projeto, mas se a fase da execução não for tratada com a mesma atenção o seu projeto pode desandar. Nos próximos meses falaremos das várias etapas que compreendem a fase de execução de um projeto digital.

Muitas vezes somos tentados a pular etapas e partir direto para a execução, seja em função do prazo ou da expectativa de ver algo realizado, mas se fizermos isso corremos o risco de não chegar ao resultado idealizado.

A fase de execução de um site, por exemplo, envolve o detalhamento de UX (user experience), design, desenvolvimento de sistemas e/ou integração com CMS, testes, input de conteúdo, revisão e – UFA! – a publicação do projeto. Cada uma dessa etapas tem dinâmicas próprias e precisam ser realizadas em sua totalidade.

Quando iniciamos a etapa de UX estamos falando em mapa estrutural, fluxos de informações, arquitetura de informação (organização, navegação, rotulação e busca), wireframes, testes com usuários via protótipos e outros… Muitas horas de produção para traçar o caminho de suscesso para o seu projeto!

Na etapa de design além da aparência agradável (e muitas vezes subjetiva), damos forma à identidade digital do projeto. Criamos hierarquia na leitura das informações, acomodamos tudo em uma paleta de cores coerente, com tipografia e grids adequados e que revelem a informação de forma tranquila, sem gerar ruídos ou surpresas na comunicação.

Para o desenvolvimento de sistemas e/ou integração com CMS precisamos ter bem definidas as necessidades do projeto e as interligações de conteúdo para conseguirmos realizar tudo sem surpresas. As reuniões de validação de funcionalidades podem parecer intermináveis, mas elas são preferíveis em relação a refação em qualquer fase do projeto.

Após a integração com o sistema/CMS é necessária uma fase de testes, se possível, trabalhando com conteúdo real. Seria como fazer um piloto para um programa de TV: você tem a estrutura, o tema, o conteúdo e a platéia é selecionada a dedo para criticar e ajudar a corrigir problemas e/ou a melhorar o entendimento do contexto.

Enfim, chega a fase de publicação! Muita expectativa e o projeto finalmente é lançado! Mas o trabalho está longe de terminar! Precisamos estar atentos na gestão do mesmo em relação a conteúdo, tecnologia e necessidades geradas a partir do uso. Estando atentos para isso, colher os frutos torna-se (quase) automático!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *