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Análise de um bom e-commerce

O que é mais importante em um e-commerce? Produtos de qualidade? Sim, claro, mas se a loja não tiver uma boa estrutura, poderá deixar bastante a desejar e conseguir um efeito reverso, afastando os clientes. Falando em termos de usabilidade, devemos analisar o site do ponto de vista do cliente, tanto de um cliente com experiência em compras online quanto um leigo nessa área. Quando nos colocamos no lugar do cliente, é até fácil analisar alguns pontos que muitas vezes passam despercebidos na hora da criação e que incrementam de forma positiva a experiência do usuário no site. Fizemos uma análise rápida de um dos e-commerces mais conhecidos, para demonstrar apenas alguns dos pontos importantes da estrutura de um bom e-commerce.

Analisando a página inicial do site, logo na parte superior, já podemos identificar alguns dos elementos importantes que definem um bom e-commerce:

1. Links rápidos para cadastro e login; acesso à conta do usuário e aos pedidos efetuados; página com endereços das lojas. Além dos links básicos de cadastro e login, ter um fácil caminho para as páginas citadas faz com que o usuário não se perca no site caso precise de informações da conta ou de algum pedido efetuado (o site possui ferramenta de busca de pedidos, através de filtros como “Todos os pedidos”, “Pedidos Abertos”, “Pesquisa por data”, etc.) e ainda, tenham acesso fácil a uma lista com todos os endereços das lojas físicas.

2. Barra com todas as categorias de produtos (e ao passar o mouse, são mostradas as subcategorias de cada uma) e campo de busca com link para área de busca avançada, uma ferramenta extremamente útil para clientes que querem ir direto ao ponto e encontrar o produto sem precisar procurar página por página.

3. Link para a Cesta de Compras, com exibição da quantidade de itens e valor total. Bom para que o cliente tenha ciência dos produtos e valores cobrados, e facilita a navegação pelo site, sendo um link direto para a cesta.

Descendo um pouco a página, já podemos ver indicações e seleções de produtos, bem organizadas e divididas. Do lado esquerdo, há menus exibindo os produtos mais vendidos, links para páginas de serviços, parceiros, projetos, etc. Tudo organizado de forma a exibir o que é importante, mas sem deixar a página sobrecarregada de informações.
É interessante notar que, apesar de serem exibidas algumas informações básicas sobre o produto, ao passar o mouse, ainda pode-se ver um pequeno resumo da sinopse do mesmo, permitindo que o cliente saiba mais sobre o produto antes mesmo de entrar na página de descrição.

Na parte inferior do site há uma nuvem com os termos mais procurados, o que ajuda a agilizar a busca. Logo abaixo, são exibidos os últimos produtos visualizados (colocados ou não na cesta de compras), mantendo quase como um “rastro” do usuário. Dessa forma, será fácil encontrar um produto que o cliente já tenha visualizado mas, por algum motivo, tenha perdido o endereço da página.

O final da página é um conjunto de links e informações úteis sobre a loja e a empresa, como por exemplo:  Formas de pagamento aceitas, página de perguntas frequentes, informações sobre entrega, atendimento ao cliente, etc. Agrupando estes links facilita bastante para o cliente caso ele tenha alguma dúvida ou algo do tipo, já que ele não precisará circular por todo o site para tentar encontrar, por exemplo, informações sobre entregas.

É claro que o que analisamos aqui foi só uma pequena parte, ainda há muitos e muitos pontos que poderiam ser observados, se formos analisar a fundo e todo o site. Como já foi dito no início do post, vários desses pontos podem ser facilmente analisados se nos colocarmos no lugar do cliente. Pensar no que poderia facilitar a nossa permanência no site, no que poderia fazer com que sentíssemos vontade de voltar mais vezes e comprar ali novamente, esses já são dois ótimos pontos de partida para começar a pensar em melhorias para um e-commerce.

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