Como dissemos no post sobre a metodologia, a fase inicial, do diagnóstico, é fundamental para o desenvolvimento de um bom projeto. Uma das ferramentas principais para essa etapa é o briefing.
Segundo o ABC da ADG briefing é uma “… série de referências fornecidas contendo informações sobre produto ou objeto a ser trabalhado, seu mercado e objetivos. O briefing sintetiza os objetivos a serem levados em conta para o desenvolvimento do trabalho. Muitas vezes o designer auxilia em sua delimitação.”
Existem vários tipos diferentes de briefings, pois cada Agência ou Empresa adota (ou desenvolve) o modelo que mais se adequa ao seu negócio.
Muitas pessoas não entendem a importância desses dados iniciais para o desenvolvimento de um projeto, por isso vamos ressaltar alguns pontos:
Direção correta
Se as informações passadas no briefing forem bem estruturadas e revelarem o que a empresa realmente deseja para seu projeto, tornará mais fácil o desenrolar do trabalho, indicando ao desenvolvedor do projeto a direção correta.
Isso ajuda a evitar retrabalho já que serão seguidos da melhor forma os objetivos desejados.
Definição de requisitos
No briefing o cliente pode apontar quais são os principais requisitos do projeto e, dessa forma, não perdemos o foco durante o desenvolvimento.
Análise de mercado
A partir do briefing podemos ter mais informações sobre o mercado e área de atuação do nosso cliente. Dessa forma identificamos padrões e conseguimos entender quais são os parâmetros de posicionamento e comunicação do segmento.
Memória de elefante
A documentação do projeto ajuda a evitar que o objetivo inicial seja esquecido e que a comunicação entre a empresa e fornecedor seja distorcida no meio do processo.
Resumindo o briefing é o ponto inicial, a partir dele são tomadas as decisões para os próximos passos e resoluções do projeto. Por isso dê importância ao responder um briefing e tente detalhar as informações o máximo possível, isso com certeza irá facilitar o alcance do objetivo desejado.