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Como medir o ROI de uma ação em Mídia Social

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Mídias Sociais, chegou a hora de falarmos sobre como medir o investimento de suas campanhas digitais.

Muitas empresas entraram nas mídias sociais para melhorar o relacionamento com seus clientes, expandir a sua marca, aumentar suas vendas e criar mais um canal de comunicação com seus clientes.

Entretanto para que as ações de marketing em mídias sociais possam ser avaliadas em termos de retorno é necessário que se avalie o impacto que estas ações de marketing digital estão causando.

Medir o retorno das ações de marketing nas mídias sociais não é impossível, mas é complexo porque muitos elementos que precisam ser avaliados são difíceis de monitorar.

Antes de mais nada, precisamos definir Metas.

Ter metas é fundamental para calcular o retorno sobre o investimento. Então antes de sair medindo e monitorando seus retornos de mídia social, você precisa ter uma ideia clara do que é que você quer realizar.

Depois de ter suas metas definidas, você precisa medir a linha de base antes de iniciar ou alterar a sua estratégia de mídia social. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar a menção de sua empresa nas mídias sociais?

Para medir o ROI de ações tomadas em direção a esse objetivo, você precisa saber onde você está agora. Você não pode avaliar com precisão o ROI, sem uma linha de base.

Embora as métricas de monitoramento, métricas web tradicionais, como a contagem de tráfego, número de comentários, seguidores do Twitter, os fãs do Facebook, etc., são um importante componente para o cálculo de ROI.

O truque é não confiar apenas em números, mas para onde os números nos conduzem.

Por exemplo, como o aumento de visitantes do site se correlaciona com o aumento das vendas?

Existem pessoas que encontram o seu site a partir do Twitter ou do Facebook, em seguida, clicam em suas páginas de produtos ou vão para a seção de comércio eletrônico do seu site?

Esse é o tipo de dado que você deve procurar.

Depois de definido suas metas, precisamos escolher uma boa ferramenta de monitoramento de redes. Trataremos desse assunto em um outro post.

Com a ferramenta de monitoramento escolhida, você precisa tomar as métricas e ver como elas se correlacionam com mais vendas, mais retenção de clientes, ou outros objetivos traçados.

Se a sua medição final é de vendas, verifique se elas vieram das suas campanhas de mídia social, por exemplo: olhe para o seu nível de vendas e verifique se aumentou, olhe para o número de referências ao seu site de comércio eletrônico (supondo que você pode controlar esses dados) a partir de seu site ou o Twitter, ou o número de cupons usados que foram dados em uma campanha no Facebook.

Você vê alguma tendência? O tráfego até a sua loja virtual aumentou depois da postagem no Facebook? E sobre o Twitter? O tráfego da loja correlaciona-se com mais vendas quando se avalia os mesmos dados? Será que uma análise de sentimento no Twitter conduz a mais vendas ou mais visitas?

Encontrar tendências e segui-las de volta para seu ponto de origem é a chave para a medição de ROI.

Como todo empresário, saber qual o retorno obtido a partir de um investimento é fundamental para os negócios.

Mas independente disso, de uma coisa eu tenho certeza. Toda empresa, seja ela pequena, media ou grande, precisa e deve estar na Redes Sociais.

fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/roi-midias-sociais/

O professor de Marketing Rafael Rez tem alguns vídeos sobre ROI em seu site.

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