Já estamos em Abril e nesse mês falaremos sobre um tipo específico de serviço que prestamos que é o e-commerce.
Estima-se que o comércio eletrônico no Brasil faturou cerca de R$ 18,7 bilhões em 2011, ou seja, um crescimento de 26% em relação ao faturamento de 2010. No Natal, por exemplo, o ticket médio ficou em torno de R$ 350! Um valor muito interessante!*
Muitos contatos chegam até nós querendo desenvolver um e-commerce. Alguns porque já possuem uma loja física, outros porque desejam “ganhar dinheiro” ou garantir sua fatia do bolo e há ainda aqueles que são fabricantes mas querem ter um canal mais controlado de vendas.
E para todos eles eu explico que é um processo completo, que precisamos pensar em tudo: a estrutura e o sistema de gestão do site, promoções, estoque e logística. Invariavelmente ouço deles: não é tão simples quanto parece! E não é mesmo!
Montar uma loja é, hoje em dia, relativamente simples pois o mercado oferece diversas ferramentas prontas e/ou customizáveis porém, o lado complexo do negócio, fica por conta da operação mesmo: gestão e controle!
Além disso, não adianta ter um e-commerce e não divulgá-lo. Aliás, site nenhum sobrevive sem um mínimo de divulgação.
É importante entender as possibilidades, medir os prós e contras na escolha do sistema da loja (open source, customizado, SaaS – Software as a service, market place, social commerce e outros) e planejar as ações a curto, médio e longo prazo!
Fiquem atentos, falaremos mais detalhadamente sobre cada tipo de loja ao longo do mês!
*Fonte: e-bit
Excelente matéria..
obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog…