carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Criar seu framework ou utilizar um framework já criado?

O que é um framework?
Framework é um conjunto de componentes que provêm uma estrutura básica de elementos reutilizáveis, tendo uma arquitetura consistente de funcionalidade genérica sob a qual a aplicação será construída. –  Por Talita Pagani(via  http://tableless.com.br/quando-utilizar-ou-nao-frameworks-css/ )

Vale a pena usar um framework?
É uma decisão muito poarticular tanto por gosto pessoal quanto por tipo de projeto. Geralmente frameworks de CSS são muito carregados, mas pode ser que seja compatível com o seu projeto.

Mas carregado em que sentido?
O CSS vem com muitas classes das quais, provavelmente, você não fará uso nem de metade. Você pode editar o CSS e apagar o que for desnecessário, mas será um trabalho a mais (e mais tempo) despendido no desenvolvimento.

Quando é valido usar framewokr?
Acho recomendável para projetos grandes como sites de instituições de ensino e portais com grande volume de conteúdo e templates. O seu uso pode economizar um bom tempo! E com esse tempo ganho você pode implementar outras funcionalidades úteis no portal.

Não gosto de frameworks, devo criar o meu?
Se você tiver tempo para isso pode valer como um grande aprendizado e melhorar seu nível de desenvolvimento. Você irá dominar totalmente o processo mas não se esqueça que geralmente trabalhamos em equipe e a lógica precisa ser acessível para qualquer pessoa que gerencie o projeto. Lembre-se: você pode desenvolver mas não será, necessariamente, o dono do projeto para sempre.

Explore frameworks, veja como funcionam, teste muitas vezes. Isso poderá lhe ajudar no momento do desenvolvimento do seu próprio ou irá, no mínimo, melhorar seu desempenho no trabalho e em desenvolvimentos futuros.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *