carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Entendendo mais sobre: Sites com foco em Fonte de Conteúdo

Como o próprio nome já indica, os sites com foco em Fonte de Conteúdo são sites criados especialmente com o propósito de reunir um grande volume de dados e informações sobre diversos assuntos, tais como notícias, tutoriais, definições, documentários etc. A seguir, veremos alguns dos principais tipos de conteúdo e os sites mais conhecidos de cada tipo para exemplificar melhor.

Fonte de Conteúdo: Assuntos diversos

Wikipedia

Para começar, temos como exemplo a Wikipédia, que é um dos mais conhecidos (senão for o mais conhecido) dentre os sites deste tipo.

A Wikipédia é, literalmente, uma enciclopédia online e reúne, basicamente, informações sobre qualquer tipo de coisa, desde países, pessoas, doenças, fatos, seres vivos, datas, política… A lista é extensa, sem contar o fato de que há versões do site em inúmeras línguas. Vale ressaltar que todo o conteúdo é inserido e editado por usuários, portanto, pode haver informações ou dados incorretos no site, sendo assim recomendável que a Wikipédia seja utilizada em conjunto com outro meio de pesquisa.

Discovery

Assim como o próprio canal, o site Discovery Brasil é um site que aborda diversos assuntos, entre eles: natureza, tecnologia, ciência e espaço. No site, há documentários, matérias (em texto e em vídeo), notícias, jogos, páginas com conteúdo interativo e blogs.

Fonte de Conteúdo: Notícias

The New York Times

Também podemos citar como exemplo, o site do jornal americano The New York Times. No site são postadas diariamente notícias não só dos Estados Unidos, mas sim de todo o mundo. Contém a seção de vídeos, com matérias de diversos assuntos e de várias partes do mundo, narradas por repórteres do próprio jornal. Todo o conteúdo do site é em Inglês.

Assim como citamos o site do jornal americano The New York Times, podemos citar também alguns dos brasileiros como Estadão e Folha, dois dos mais conhecidos.

Estadão

Folha

Ambos seguem o mesmo estilo do site americano, com notícias sobre o país e o mundo sendo postadas diariamente, galerias de imagens, matérias em vídeo e inclusive em áudio, no caso da Folha.

Fonte de Conteúdo: Conteúdo Educativo

Guia do Estudante

Dentre os sites criados como fonte de conteúdo educativo, um dos mais conhecidos é o Guia do Estudante, da editora Abril. O site possui guias de profissões; notícias relacionadas às profissões, universidades, vestibulares e cursos; testes vocacionais; gabaritos e simulados de vestibulares das principais universidades; informações sobre cursinhos etc. É possível encontrar também dicas para melhor rendimento nos estudos, informações sobre estudos no exterior e até informações e curiosidades sobre o famoso trote das universidades.

Nova Escola

Também da editora Abril, o site da revista Nova Escola reúne conteúdo educativo direcionado para professores, pais e alunos. Fazem parte do acervo do site: matérias sobre assuntos relacionados à aprendizagem, gestão escolar e outros assuntos relacionados à vida escolar, posts com atividades para salas de aula, páginas com conteúdo para estudo direcionado a alunos do ensino fundamental e médio, jogos, vídeos… Tudo totalmente voltado para a área escolar.

Fonte de Conteúdo: Conteúdo Tecnológico

Tecnoblog

Entrando na área da tecnologia, há inúmeros sites, blogs, portais etc. espalhados pela web que tem como foco esse tipo de conteúdo, tendo em vista que é uma das áreas que mais está em alta no momento. Dentre os mais conhecidos, há o Tecnoblog. O site abriga artigos, tutoriais, reviews de produtos/aplicativos/serviços, informações sobre lançamentos, eventos e outras matérias relacionadas.

Gizmodo

Também na área da tecnologia, temos o Gizmodo (que possui versões dos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Espanha, Japão, Polônia, Brasil e Austrália). No site, há diversos tipos de matérias relacionadas à tecnologia, desde reviews de produtos até notícias sobre jogos, filmes, entretenimento, carros, filmes… Tudo, claro, se relacionando com o tema do conteúdo central: tecnologia.

*Para saber mais: O Guia Para Projetar UX, Russ Unger e Carolyn Chandler. Editora Alta Books. (aquiaquiaqui)

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *