Já falamos aqui no blog sobre algumas formas de classificar os tipos de site.
Hoje vamos explicar um pouco melhor o que é a “Presença de Marca”.
Você sabe o que significa a palavra marca?
É frequente associarmos simplesmente marca ao logotipo da empresa, porém o significado de uma marca vai muito além. Segundo Unger e Chandler*, marca é uma “…série inteira de impressões que uma pessoa, em particular, tem sobre a empresa”.
Muita empresa tem vários sites e todos terão alguma influência sobre a sua marca, porém existem sites institucionais que são os principais representantes da marca e visam apresentar os valores da empresa aos usuários.
Temos também exemplos onde uma linha de produto é tão influente na empresa que ela possui sua própria presença de marca.
Ex: Empresa: www.pepsico.com, Produto: www.pepsi.com
Esse tipo de site trabalha com uma variedade muito grande de usuários e tem como um dos principais objetivos acesso fácil às informações da empresa, contato e serviços.
Agora que conseguimos entender melhor sobre o assunto, buscamos alguns links de sites que reforçam esse foco em presença.
1 – Site Institucional The Philadelphia Orchestra
2 – Site Institucional da Empresa GE
3 – Site Institucional da Empresa Brastemp
4 – Site Institucional da Faculdade FIAP
*Para saber mais: O Guia Para Projetar UX, Russ Unger e Carolyn Chandler. Editora Alta Books. (aqui, aqui e aqui)