O mês de março chegou e com ele começaremos a série de posts sobre SERVIÇOS.
Ao definirmos a estratégia, definimos O QUE FAZER para o cliente. E neste O QUE estão inclusos diversos serviços prestados por nós. Dentre eles destacamos:
- Presença digital
- Sites, hotsites, portais
- E-commerce
- Blogs
- Mídias sociais (customização e gestão)
- SEO
- UX e Arquitetura de Informação
- Marketing digital – Links patrocinados, Landing Page, Advertising, Email Markting, Newsletter
Como o core é muito extenso, dividimos em 3 grandes grupos: Sites/Hotsites/Portais, E-commerce e Mídias Sociais, sendo que trataremos do primeiro ao longo desse mês com dicas, inspirações, CMSs e outros.
Neste post AQUI já falamos sobre os tipos de site e agora apresentaremos uma outra forma de classificação (complementar e não excludente) sobre os diferentes tipos possíveis.
Conforme Unger e Chandler*, os sites podem ser classificados como:
- Presença de Marca: um canal para facilitar o relacionamento entre a empresa e todos os seus públicos. A maioria dos sites institucionais tem essa característica;
- Campanha de marketing: são sites com foco em ações para um público-alvo bem específico. Geralmente tem data de início e término, como os hotsites ou ações virais;
- Fonte de conteúdo: são os locais onde encontramos um grande volume de informações nos mais diferentes formatos, como os portais ou blogs comerciais;
- Aplicação baseada em tarefas: são ambientes para a realização de tarefas, como bancos ou o Flickr, por exemplo.
Tendo essa classificação em mente, fica mais fácil definir o que o cliente precisa para o seu projeto. Vale lembrar que podemos ter ambientes híbridos, eu seja, que mesclem todos dois ou mais tipos. O importante é defnir o que mais se adequa às necessidades do projeto.
Não se esqueçam, os wallpapers de março já estão disponíveis e podem ser baixados aqui.
*Para saber mais: O Guia Para Projetar UX, Russ Unger e Carolyn Chandler. Editora Alta Books. (aqui, aqui e aqui)