carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Estratégia para definir o seu tipo de site

Hoje em dia existem tantos ambientes online que muitas vezes o cliente tem dúvidas sobre o que é e para que serve cada tipo de projeto (sites, portais, mini sites, hotsites e etc). Então, vamos entender um pouco sobre isso!

Definição Básica

Um site , website ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site. (Fonte: Wikipédia)

Essa definição básica nos ajuda a entender o que é uma página da web.

Cada projeto tem estratégia própria e é a partir dela que identificamos qual o melhor tipo de site a ser desenvolvido. Então, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de sites e, a partir daí, identificar qual deles melhor se encaixa em sua estratégia e em seu projeto:

Landing Page

Uma Landing Page é usada para reforçar uma marca ou produto, nela você pode deixar um conteúdo direto para o público, seja a respeito de sua marca ou produto. Geralmente são as páginas de acesso via Links Patrocinados ou ações de e-mail marketing. A partir dela você pode direcionar o usuário para outros caminhos (mostrando onde comprar, fazer inscrição e outros).

Hotsite

Um Hotsite é bem parecido com uma Landing Page, porém, mais abrangente. Nele você pode ter mais de uma página falando do assunto principal abordado. Geralmente se fazem Hotsites para lançamentos de novos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Hotsite têm tempo de vida útil, geralmente ficam no ar por alguns meses apenas.

Portal

Portais são sites dedicados à informação em geral. Informações em tempo real que demandam atualizações diárias. Um portal possui um conteúdo 100% focado em seu público, chamamos isso de ‘conteúdos verticais’. Os portais, em sua maioria, são divididos por áreas, assuntos, públicos e é sempre bem organizado para que todo usuário possa distinguir o assunto tratado em cada área do site.

Loja virtual / E-Commerce

As lojas virtuais são um local destinado para o comércio online. Alguns sites misturam as cosias e deixam seu site/portal junto com a loja, mas o ideal é que a loja virtual sempre esteja em um lugar separado e com uma URL diferente “loja.seusite.com”. Atualmente ainda temos outras duas modalidades, o m-commerce, que é a versão mobile da sua loja virtual, e o social commerce, que é a versão da sua loja nas mídias sociais.

Mini site

Um mini site é basicamente um site que fala de apenas um conteúdo, têm notícias diárias e áreas internas, porém tratando sempre do mesmo assunto. Geralmente os mini sites são encontrados dentro de grandes portais, e também podem ser chamados de portais verticais.

E então? Conseguiu identificar o que é o seu projeto ou qual tipo de site você precisa?

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *