carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Meios de pagamento para e-commerce

Continuando as postagens sobre e-commerce, abordamos hoje uma questão de fundamental importância para as lojas virtuais: os meios de pagamento.

A escolha do meio de pagamento que será implementado em sua loja deve ser tomada logo no início das atividades da loja virtual. Isso porque, em algumas modalidades, os processos são longos e/ou burocráticos e podem atrasar o cronograma.

Felizmente, para o e-commerce e para os consumidores, já existem no mercado diversas soluções de meios de pagamento que podem atender com eficácia essa necessidade.

Os principais meios de pagamento utilizados no e-commerce são:

– Boleto bancário

– Cartões de Crédito

– Transferência Eletrônica de Fundos – TEF

Não podemos nos esquecer que paralelo aos meios de pagamentos, existe a questão da segurança. Do ponto de vista do consumidor, quando oferecemos o pagamento via cartão de credito em nossa loja virtual, precisamos garantir que o cliente se sinta seguro em colocar os dados do cartão em nosso site.

Por outro lado,  o lojista deve ficar atento para possíveis fraudes em sua loja virtual. Se for comprovado posteriormente que houve uma venda fraudulenta, o valor é estornado da conta da loja, além de perder a mercadoria (se já tive sido enviado).

Hoje em dia podemos optar por sistemas Integradores de Meios de Pagamento, ou seja, o  empreendedor na Internet tem a opção de terceirizar o processo de recebimento para uma integradora de meios de pagamento que cuidará de toda a operação, inclusive assumindo o risco de fraudes nas compras.

É uma alternativa bem vantajosa para o empreendedor, além de ágil para ser implantada, bastando inserir um código html no site. O crédito dos pagamentos também chega mais rápido – em torno de 14 dias.

Apresentamos aqui alguns exemplo:

PagSeguro – É um sistema interessante e que poupa muito trabalho pois cuida de toda a troca de informações com bancos, cartões, etc, além de ser muito simples de implementar. O ponto negativo é que a taxa descontada é bem maior que a que dos cartões (que já é alta) e o pagamento normalmente demora vários dias para ser efetuado. Mas não deixa de ser uma alternativa.

PayPal – É uma empresa que oferece serviços online de transferência de dinheiro. Ele pode ser utilizado entre pessoas físicas e jurídicas, dispensando totalmente qualquer trâmite de transferências ou boletos bancários: tudo o que você precisa é ter um cartão de crédito internacional ou nacional (Visa – não Visa Electron – Diners ou Amex). Atualmente o serviço está disponível em 190 países e conta com 24 moedas correntes. O sistema tem cadastrado um número impressionante de usuários, com mais de 220 milhões de contas ativas.
Parte deste fenômeno se deve ao nível de segurança do sistema de pagamentos. Os serviços da empresa são considerados extremamente confiáveis, fazendo com que a empresa seja líder absoluta em seu segmento.

De qualquer forma, o que o empreendedor precisa ter em mente é o resultado da equação custo X benefício X segurança para conseguir definir quais serão os meios de pagamento disponíveis em seu site.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *