Como a maioria das pessoas já sabe, as mídias sociais estão em alta, seja, o Twitter, o Facebook ou até mesmo o, quase esquecido, Orkut. E a cada dia fica mais evidente o peso e a proporção que os assuntos que surgem através dessas mídias podem ter, tanto pelo aspecto positivo quanto negativo.
As mídias sociais são sistemas projetados para permitir a interação a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. A possibilidade de qualquer pessoa se tornar produtor de conteúdo e a facilidade no compartilhamento pode tornar o impacto de qualquer informação publicada muito grande.
O monitoramento das mídias sociais é importante, pois ele ajuda a identificar como a sua marca está sendo vista nessas redes. Podendo criar estratégias para minimizar possíveis comentários ruins sobre a marca, ou mesmo estreitar relacionamento com os clientes, possibilitando a criação de um vínculo direto com o consumidor.
Hoje estive em uma palestra na APADI (Associação Paulista das Agências Digitais) apresentada pelo Braulio Medina da UberVu foram abordados pontos importantes sobre o monitoramento das mídias sociais.
Um ponto muito importante é o poder do impacto sobre uma marca, pois através delas podemos medir vários itens. Alguns deles são:
A partir da análise desses itens é possível tomar decisões estratégicas para melhorar e humanizar o relacionamento com o consumidor, deixando marca e consumidores mais próximos, resultando em uma imagem positiva para o seu negócio.
Excelente texto! A utilização das mídias sociais é fundamental não apenas para fidelização de clientes, mas para interação e compartilhamento de conteúdo.
E hoje em dia existem tantas ferramentas boas no mercado, é impossível deixar de monitorar!
Comunicação digital com resultados!