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Papai Noel não trouxe o presente

Pois é, o título é triste mas é real. E eu bem que podia usar meu blog pessoal para fazer isso mas, acho que vale uma análise maior do que “apenas” a visão de uma mãe frustrada porque o Papai Noel não trouxe o presente.

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Não é de hoje que eu falo com meus clientes de e-commerce sobre os 2 pontos mais importantes de seus negócios online, são eles: divulgação e logística. E, posso dizer sem medo de exagerar, que logística ainda é mais importante do que divulgação já que vale a máxima de que não adianta divulgar se não consegue entregar.

Muita gente já se deu mal comprando produtos online por atraso na entrega. Eu mesma já tive problemas algumas vezes mas, na maioria delas, a empresa pelo menos se dava ao trabalho de responder. Ou seja, a empresa atendia. Opa! Ta aí, mais um pilar importante do e-commerce: atendimento. Mas, não adianta atender e… bem, você já sabe.

Acontece que no pseudo-Blask Friday brasileiro de 2013, ou seja, dia 28/11 eu e meu marido resolvemos aproveitar alguns descontos (e checamos que eram descontos de verdade) e compramos os presentes do Papai Noel para os meus filhos: duas bicicletas! O sonho de qualquer criança né?

Com quase um mês de antecedência não achávamos que a LOGÍSTICA seria a vilã do nosso Natal. Mas foi… Para resumir bem a história, no mesmo dia compramos 2 bicicletas e 1 processador de alimentos que, talvez pela organização do CD foram faturados separados da seguinte forma: 1 bicicleta infantil menino + processador e na outra nota apenas a bicicleta infantil menina. Essa última foi a que teve primeiro a data de entrega avisada. Mas recebemos primeiro os produtos da outra nota.

A data prevista, era dia 11/12 e nada. No primeiro contato para central informaram que a data havia sido alterada e a partir daí uma sucessão de não-atendimentos se desenrolaram. Fizemos contatos de todas as formas: telefone, site, Reclame Aqui – chat direto, Facebook, carteirada (conhecemos uma pessoa que trabalha lá em cargo gerencial de comunicação) enfim, NADA resolveu. E até hoje, 06/01/2014 não temos notícias da nossa bicicleta.

O que eu acho que aconteceu? Tenho duas hipóteses:

1. o produto pode ter sido entregue por engano junto com outro pedido (esse faturamento separado dá margem para isso)

2. o CD perdeu o produto

Seja qual for a hipótese correta, NADA justifica a falta de atendimento e a não entrega do produto. NADA! Pior, já pagamos e não recebemos. Muito pior, eles não retornam mais nossos e-mails.

A loja em questão é o Walmart, empresa com a qual eu não pretendo ter mais NENHUM tipo de relacionamento.

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