carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Planejamento estrutural para projetos digitais

Dentro da fase do planejamento, precisamos também trabalhar o Planejamento Estrutural do site que lidará com a UX – User Experience do site, ou seja, usabilidade, arquitetura de informação, design de navegação e de interação, entre putros.

Nessa etapa pensamos na estrutura básica do site, ainda sem a preocupação com a parte visual do mesmo. Para isso, devemos levar em conta vários fatores, alguns citados abaixo:

• Cores que serão utilizadas

A definição da paleta de cores deve estar além da questão subjetiva (gostou ou não gosto) proposta pelo cliente. Ela deve ir de encontro às cores da identidade visual da empresa/produto/serviço e deve considerar também o mercado de atuação do mesmo. É importante já pensar em como trabalhar com essas cores de forma que o usuário se sinta confortável ao navegar pelas páginas do site e de forma que elas ajudem a transmitir a ideia principal.

• Qual é o número de páginas/seções que o site terá?

Há diferença entre um site com bastante conteúdo e um site com excesso de páginas. O usuário precisa encontrar o que procura de forma fácil e, para isso, é bom que conteúdos semelhantes estejam agrupados de forma que sejam fáceis de serem acessados.

• Tipografia

Em conjunto com as cores, a tipografia utilizada no site é um ponto importante a ser pensado nesta fase. Deve-se pensar em fontes que dêem prioridade à legibilidade do texto, e que ainda assim tenham relação com o propósito do site.

• User Experience (UX)

Definir a hierarquia de conteúdo, os sistemas de navegação, organização, rotulação e busca do site, os tipos de menus e a forma de acesso é parte do trabalho de UX que é desenvolvida nessa fase de planejamento.

Com estas definições acertadas, pode-se montar uma estrutura básica da navegação, definindo as posições dos elementos nas páginas,  utilizando uma ferramenta específica para esta montagem estrutural. Esta estrutura servirá como guia nas próximas fases, para a elaboração do site em si.

Exemplos de um Wireframe (estrutura básica do site):


Essas etapas são de extrema importância para o sucesso do projeto. É aqui que conseguimos identificar como cada elemento funcionará e o que não pode ficar de fora do projeto.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *