carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Plano de negócios – ferramenta para uma boa estratégia

Muitos querem abrir um negócio, ter sucesso ou ganhar muito dinheiro com uma boa ideia.

Mas a maioria dos empresários ou dos “novos” empresários, não fazem e nem pensam em fazer um Plano de Negócios.

Sem planejamento é bem difícil seguir adiante!

Ter uma boa ideia é o primeiro passo para montar um negócio próprio ou dar um upgrade em seu negocio tradicional. Afinal inovação é o que se espera de uma boa empresa.

O segundo passo é estudar, fazer um plano de negócios, ver e rever todas as possibilidades do mercado a ser atingido (analisando os custos, concorrência e demanda). Pensar e repensar quantas vezes forem necessárias o projeto inicial.

Uma dica é fazer um estudo de mercado. Saber se há pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço que você está vendendo. Entender que preços os clientes querem pagar.

Perguntar-se: qual o tamanho potencial do meu mercado? Ele é suficiente para remunerar a operação?

Alguns empresários querem ter um plano de negócios perfeito. Por isso, aquela boa idéia nunca saiu do papel. Infelizmente.

É importante sim ter um bom plano antes de começar a empresa, mas é fundamental não terminá-lo jamais. Ele é algo que deve ser revisado periodicamente, pois com o tempo, surgem novas realidades e novas demandas.

Continue estudando!

Hoje existe uma série de profissionais especializados em prestar consultoria nessa tarefa. Há também algumas faculdades de negócios que possuem programas de desenvolvimento do empreendedorismo. Como dica, o SEBRAE possui vários cursos desenvolvidos especialmente para os empreendedores (http://www.ead.sebrae.com.br/hotSite/cursos.asp) . Vale a pena pesquisar.

Bos sorte em seus negócios!

Tags: , ,

One thought on “Plano de negócios – ferramenta para uma boa estratégia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *