carranca@carranca.com.br
+55 11 94346-2969

Plugins para WordPress – o que são? como utilizar?

Você deve estar se perguntando “mas o que são esses Plugins do WordPress (WP)? Para que servem? Como posso utilizá-los em meu projeto?”

Os plugins do WP são, basicamente, ferramentas que complementam as funcionalidades do CMS, estendendo a capacidade do sistema. Com eles, você pode customizar funcionalidades, como por exemplo, um slide show de destaques, um formulário personalizado, um botão para imprimir e gerar PDFs entre outros.

Além disso, existem plugins que auxiliam o gerenciamento do WP ajudando na verificação e análise do seu próprio site, gerando relatórios sobre de visitação, otimizando-o para os mecanismos de busca e melhorando o posicionamento do seu site nos buscadores.

Esses plugins são gratuitos? Posso instalar quantos plugins eu quiser?
A maioria dos plugins possui versão gratuita porém, algumas vezes, eles só oferecem a versão demo para testes e, se quiser que funcione com todos os recursos, será necessário comprá-lo. Mas tem custos bem acessíveis na relação custoXbenefício.

Normalmente, para o desenvolvimento de um site utilizando o CMS WordPress, recomendamos a instalação de alguns itens essenciais, como o plugins de paginação, de geração de campos auxiliares para inserção de conteúdo, de formulário (para criação de formulários personalizados), de Lightbox com slide show de imagem, de SEO e de Cache para diminuir o tempo de carregamento do seu site. Esses são os mais utilizados na montagem e desenvolvimento do site, mas essa lista pode variar bastante conforme a especificação e a necessidade do cliente/projeto.

Posso instalar mais plugins? Pode. Porém é necessário verificar a compatibilidade dos plugins, pois eles podem tornar a aplicação lenta e também ocasionar o travamento da mesma por conflitos de programação.

Quais plugins devo instalar?
Abaixo, uma lista com os  plugins essenciais para auxiliar no desenvolvimento do site com WordPress.

Askimet
O melhor plugin contra spam existente, sério. Existem diversas outras soluções que prometem acabar com o número (cada vez maior) de spam que atinge os blogs mas, o Askimet é um dos únicos que possui um vasto banco de dados contendo os mais freqüentes tipos de spam que atingem os blogs. É gratuito e possui uma versão paga para blogs cuja visitação é maior ou necessitem de suporte especializado. (Fonte: Dicas WordPress)

W3 Total Cache
O melhor plugin de cachê existente. Além de possuir diversas ferramentas que ajudam, como cachê de browser, banco de dados e até DNS. O plugin é o mesmo utilizado em sites de grande visitação, e é totalmente gratuito.  Um ótimo plugin caso queira que o tempo de carregamento da página diminua. (Fonte: Dicas WordPress)

All in One SEO Pack
Com este plugins você otimiza seu site para os mecanismo de busca, melhorando seu posicionamento nas buscas. Dentro do post ou da página, você poderá colocar o Título de Busca com no máximo 60 caracteres, a Descrição em forma de texto, com no máximo 160 caracteres e as Keywords (palavras-chaves) que são colocadas separadas por vírgula.

Contact Form 7
Insere formulários em seu site, pode ser este para cadastro, para contato, para envio de arquivos leves, como uma foto ou um currículo. O importante é que este plugins cria formulários personalizados, e para inserir esse formulário, basta criar uma página ou um post e colocar a tag indicada no plugin, no html da página ou do post.

Highslide 4 WordPress
Com este plugins você poder criar galerias de slide show com o Lightbox de imagens. Se você, por exemplo, adicionar uma galeria de imagens com tamanho pequeno no seu post. Com este plugin, quando você clicar na imagem será aberto à imagem em tamanho maior e o fundo ficará escuro e você poderá visualizar sua galeria de fotos, sem precisar fechar e abrir imagem por imagem e sem ser necessário sair da página ou abrir um pop-up.

WP-PageNavi
O PageNavi possibilita você adicionar uma paginação numerada dentro das páginas.  Sua instalação é simples, porém depende da inserção de um código na programação para que ela funcione corretamente.

Estes são alguns dos plugins essenciais que são mais utilizados no desenvolvimento do site. Há milhares de plugins na internet e há milhões de plugins sendo desenvolvidos e modificados todos os dias. Em breve mostraremos mais sobre os plugins do WordPress alguns bem interessantes e que podem deixar o seu site mais elaborado e aprimorado!

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *