Hoje em dia temos inúmeras formas de montar um e-commerce. Podemos ter desde um site com sistema totalmente customizado até uma loja virtual dentro de uma rede social. Mas qual é o melhor? Mostraremos a seguir os prós e contras de cada tipo.
Sistema próprio – para quem precisa de um sistema com muitas customizações essa pode ser a melhor opção. O importante é escolher uma linguagem de programação cuja comunidade seja grande caso queira trocar de desenvolvedor.
SaaS – Software as a service – é uma excelente solução para quem quer investir pouco mas precisa de uma loja com muitas funcionalidades. A maioria das empresas que prestam esse serviço estão sempre aprimorando e implementando novos recursos nas lojas. Mas é preciso ter um plano B caso o contrato seja rompido.
CMS – existem os pagos e os gratuitos. A principal vantagem é que as comunidades costumam ser muito ativas e sempre lançam plugins para melhorar as funcionalidades.
Market place – é um local onde encontram-se diversas lojas. Geralmente eles tem divulgações próprias que auxiliam na sua divulgação também. Tem custo baixo mas funcionalidades limitadas. Exemplo: Tanlup.
Mobile commerce – pode ser feito tanto como versão do site principal como em forma de aplicativo. Se a pessoa conhece o produto que vai comprar pode ser a forma mais fácil pois poderá realizar a compra em qualquer lugar.
Social commerce – é a grande promessa atual. Já que as pessoas estão muito presentes nas mídias sociais, por que não fazer o e-commerce ali dentro? Já existem boas iniciativas nesse sentido e com bons resultados. Exemplo: LikeStore.
Muitas vezes a escolha de um tipo não exclui o desenvolvimento de outro, por exemplo um CMS e um mobile e/ou Social Commerce. Mas é importante ter bem claro o que você deseja da sua loja para fazer a escolha mais segura e adequada para o seu negócio.